BIOTECNOLOGIA E BIOÉTICA
O HPV (Papilomavírus humano) é um vírus foco de muitas pesquisas por estar associado com mais de 90% dos cânceres cervicais, particularmente o HPV tipo 16. O uso de vacinas de DNA como imunoterapia apresenta alta eficácia em diversos estudos. Segundo Nadal; Manzione (2006) existem dois tipos de vacinas para o HPV, classificadas como:
vacina BCG recombinante: evitam à infecção pelo vírus HPV e as doenças associadas ao patógeno; terapêuticas: induzem a regressão das lesões pré-cancerosas.
profiláticas: evitam à infecção pelo vírus HPV e as doenças associadas ao patógeno; vacina BCG recombinante: induzem a regressão das lesões pré-cancerosas.
profiláticas: evitam à infecção pelo vírus HPV e as doenças associadas ao patógeno; terapêuticas: induzem a regressão das lesões pré-cancerosas.
terapêuticas: evitam à infecção pelo vírus HPV e as doenças associadas ao patógeno; profiláticas: induzem a regressão das lesões pré-cancerosas.
profiláticas: evitam à infecção pelo vírus HPV e as doenças associadas ao patógeno; terapêuticas: induzem a regressão das lesões pré-cancerosas por meio de uma cultura de bactérias.
Nitrogênio
O nitrogênio é um elemento químico de número atômico (Z) 7 (sete), massa molar 14,0067 g/mol e pontos de fusão e ebulição respectivamente iguais a -209,9 ºC e - 195,8 ºC. Esse elemento é o mais abundante no ar atmosférico, compondo cerca de 78% de seu volume em massa. Cerca de 20% do ar é constituído de gás oxigênio e 1% de outros gases, tais como argônio, gás carbônico e vapor de água. As moléculas de gás nitrogênio presentes no ar são formadas cada uma por dois átomos de nitrogênio unidos por uma ligação tripla, uma ligação química muito forte, na qual se compartilham três pares de elétrons (N2 → N ≡ N).
Fonte: Disponível em: http://alunosonline.uol.com.br/quimica/nitrogenio.html. Acesso em: 20 out.2016.
Considerando o texto acima, analise as frases abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta.
I) O nitrogênio é um elemento fundamental na composição das biomoléculas, sendo um componente da estrutura de ácidos nucleicos, aminoácidos, proteínas. Esta característica torna-o vital à sobrevivência e crescimento dos organismos, com destaque para as plantas.
II) Nas raízes de plantas da família das leguminosas (como a soja e o feijão) encontram-se associadas bactérias diazotróficas, principalmente do gênero Rhizobium, relação que pode ser definida como um tipo de simbiose, já que a relação é benéfica tanto para a planta quanto para a bactéria.
III)A fixação biológica de nitrogênio (FBN) é o processo pelo qual este elemento químico é captado da atmosfera, onde se encontra em sua forma molecular relativamente inerte, e é convertido em compostos nitrogenados (como amônio ou nitrato) usados em diversos processos químico-biológicos do solo, especialmente importantes para a nutrição de plantas.
Está(ão) CORRETA(S) a(s) afirmação(ões) contida(s) em:
II e III, apenas.
I, apenas.
I, II e III.
I e III, apenas.
I e II, apenas.
Leia o texto abaixo.
Efeito da acidificação, fermentação e adição de cálcio na qualidade de couve-flor (Brassica oleraceae L.) processada pelo calor
A maioria das hortaliças é classificada entre os alimentos considerados de baixa acidez, ou seja, os que apresentam pH acima de 4,6 (FOOD AND DRUG ADMINISTRATION, 1976). Estes alimentos, quando não submetidos a uma esterilização comercial adequada (temperaturas acima de 100°C), estão sujeitos ao desenvolvimento do Clostridium botulinum, bactéria anaeróbica esporulada capaz de produzir uma neurotoxina altamente perigosa para o homem. Nos Estados Unidos da América, os casos de botulismo decorrem, na maioria das vezes da ingestão de conservas caseiras, nas quais foi produzida a potente neurotoxina do Clostridium botulinum (FRAZIER, 1967; AYRES, 1975). No Brasil, a ocorrência de botulismo tem sido raramente relatada. Esta constatação, sem dúvida nenhuma, reflete muito mais uma conseqüência da falta de divulgação de estatística a respeito do fato do que propriamente da ausência do problema no país. GRANER (1976) chamou a atenção para o perigo representado pela elaboração inadequada de conservas caseiras, uma vez que, em nosso meio, podem ser encontradas em livros, revistas e jornais, receitas que não levam em consideração a classificação dos alimentos quanto ao seu pH e que recomendam um processamento térmico à cerca de 100° C para alimentos de baixa acidez, sem uma prévia acidificação. Pelo que foi exposto, certos cuidados são de grande importância na elaboração de conservas, no sentido de ser impedida a formação nestas, da toxina botulínica. Assim, quando se trata da conservação de alimentos pelo calor (apertização), a acidez do produto a ser processado termicamente é fator determinante do tipo de tratamento a ser empregado: temperaturas próximas de 100°C (banho-maria), para alimentos ácidos (pH até 4,6), e temperaturas acima de 100°C (autoclaves), para alimentos pouco ácidos (pH maior que 4,6). Neste caso, como alternativa, a esterilização pode ser feita em banho-maria, desde que o pH do produto seja reduzido pelo emprego de acidulantes permitidos em alimentos, como é feito, por exemplo, no processamento do palmito (NOGUEIRA, 1979).
As hortaliças têm sido comumente processadas empregando-se métodos que requerem grandes gastos de energia, como o congelamento e o processamento térmico em autoclaves (FERMENTATION, 1980). Considerando o alto custo da energia e dos equipamentos, KOSUP; SISTRUNK (1982) sugeriram que estudos devem ser desenvolvidos no sentido de se encontrar métodos alternativos que reduzam os custos e mantenham a qualidade desses produtos após o processamento. Segundo SUFRAN et al. (1966), KARMAS (1975) e FLEMING; McFEETERS (1981), a fermentação e a acidificação parecem ser os métodos indicados para se atingir aqueles objetivos. A fermentação tem sido também utilizada para melhorar certos atributos de qualidade, como o sabor e a textura (KOTZEKIDOU; ROUKAS, 1987).
Muitas hortaliças não podem ser processadas termicamente, devido à perda exagerada de textura após a esterilização. Segundo VAN BUREN (1979), a textura é uma importante caraterística dos alimentos e o controle ou melhoria deste atributo constitui um dos principais objetivos da moderna tecnologia de alimentos. A utilização de cálcio tem sido relatada como um importante método para manter a textura de vegetais, durante o processamento (VAN BUREN, 1968 e 1979). A ação deste composto está relacionada à sua interação com a pectina dos vegetais, dando formação ao pectato de cálcio que é estável ao calor.
Fonte: Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-90161993000100018&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 16 out.2016.
Após a analise do texto acima, verifique a veracidade das afirmações a seguir e, assinale a alternativa CORRETA.
I) A maioria das hortaliças é classificada entre os alimentos considerados de alta acidez, ou seja, os que apresentam pH acima de 4,6.
II) Quando não submetidos a uma esterilização comercial adequada (temperaturas acima de 100°C), os alimentos estão sujeitos ao desenvolvimento do Clostridium botulinum, bactéria aeróbica esporulada capaz de produzir uma neurotoxina altamente perigosa para o homem.
III) A fermentação láctica tem como produto final o ácido lático, geralmente produzido a partir da lactose do leite, sendo causada por bactérias conhecidas como lactobacilos, utilizadas na produção de queijos, iogurte e coalhado.
IV) A fabricação de produtos, como pão e cerveja, é realizada a partir de alguns fungos (leveduras), denominados como anaeróbicos facultativos, que possuem a capacidade de realizar este processo. O álcool é um produto deste método, que por isso é chamado de fermentação alcoólica.
Todas as afirmações estão corretas.
Somente as afirmações II e III estão corretas.
Somente as afirmações I, III e IV estão corretas.
Somente as afirmações III e IV estão corretas.
Somente as afirmações II, III e IV estão corretas.
Leia atentamente o texto abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta.
Biodiesel
O biodiesel é um combustível renovável, pois é produzido a partir de fontes vegetais (soja, mamona, dendê, girassol, entre outros), misturado com etanol (proveniente da cana-de-açúcar) ou metanol (pode ser obtido a partir da biomassa de madeiras). Ou seja, um combustível totalmente limpo, orgânico e renovável. A tecnologia de fabricação do biodiesel está em desenvolvimento avançado no Brasil. A Petrobrás possui esta tecnologia e o combustível orgânico já está sendo utilizado em alguns veículos em nosso país. Acredita-se que, para o futuro, este combustível possa, aos poucos, substituir nos veículos os combustíveis fósseis. Será um grande avanço em busca da diminuição da poluição do ar!
Fonte: Disponível em: http://www.suapesquisa.com/ecologiasaude/biodiesel.htm. Acesso em: 09 out.2016.
Considerando as informações do texto acima e seus estudos de Biotecnologia clássica, pergunta-se: é o processo mais utilizado atualmente para a produção de biodiesel. Consiste numa reação química dos óleos vegetais ou gorduras animais com o álcool comum (etanol) ou o metanol, estimulada por um catalisador, da qual também se extrai a glicerina, produto com aplicações diversas na indústria química?
Transesterificação.
Dissolução fracionada.
Fermentação alcoólica.
Saponificação.
Hibridação.
O que é Biotecnologia?
Biotecnologia é o conjunto de conhecimentos que permite a utilização de agentes biológicos (organismos, células, organelas, moléculas) para obter bens ou assegurar serviços.Assim, é Biotecnologia o conjunto de técnicas que permite à indústria farmacêutica cultivar microrganismos para produzir os antibióticos que serão comprados na farmácia. Como é Biotecnologia o saber que permite cultivar células de morango para a obtenção de mudas comerciais. E também é Biotecnologia o processo que permite o tratamento de despejos sanitários pela ação de microrganismos em fossas sépticas.
A Biotecnologia abrange diferentes áreas do conhecimento que incluem a Ciência básica (Biologia Molecular, Microbiologia, Biologia celular, Genética, Genômica, Embriologia etc.), a Ciência aplicada (Técnicas imunológicas, químicas e bioquímicas) e outras Tecnologias (Informática, Robótica e Controle de processos). A Engenharia genética ocupa um lugar de destaque como tecnologia inovadora, seja porque permite substituir métodos tradicionais de produção (Hormônio de crescimento, insulina), seja porque permite obter produtos inteiramente novos (organismos transgênicos). A Biotecnologia transforma nossa vida cotidiana. O seu impacto atinge vários setores produtivos, oferecendo novas oportunidades de emprego e inversões. Hoje, contamos com plantas resistentes a doenças, plásticos biodegradáveis, detergentes mais eficientes, biocombustíveis, processos industriais e agrícolas menos poluentes, métodos de biorremediação do meio ambiente e centenas de testes diagnósticos e novos medicamentos.
Fonte: Disponível em: http://www.ort.org.br/biotecnologia/. Acesso em: 13 out.2016.
Considerando as informações do texto acima e as aplicações das técnicas de Biotecnologia clássica, relacione as Colunas I e II.
Coluna I Coluna II
A) Processos fermentativos ( ) Produção de vacinas, soros e biofármacos.
B) Fixação biológica de nitrogênio ( ) Antibióticos, alimentos e bebidas.
C) Extração biológica ( ) Produção de mudas e melhoramento vegetal.
D) Cultura de tecidos ( ) Soja e feijão.
A correlação CORRETA entre as duas colunas está indicada (de cima para baixo) em:
C, A, D e B.
B, D, A e C.
A, C, D e B.
C, D, B e A.
C, A, B e D.
Leia o texto a seguir.
A utilização da biotecnologia moderna tem aplicação louvável quando utilizada para incentivar as sustentabilidades ambiental, social e econômica, a qual é importante desde que não ultrapasse os limites das possibilidades de exercício da dignidade humana e o ciclo natural das espécies. Em verdade, os experimentos genéticos têm fundamental importância para a composição, não somente de uma vida digna, mas também da preservação de um sistema ecológico, social e econômico no qual o homem esteja inserido de forma sustentável. A utilização das biotécnicas exige uma atuação complexa, que concilie as biotecnologias e o desenvolvimento sustentável. Decerto, há diversos usos desta técnica que auxiliam na aplicação do desenvolvimento sustentável: geração de energia; prevenção da poluição ambiental; biorremediação; e promoção do direito à alimentação, principal argumento a favor da sua implementação.
Fonte:http://institucional.us.es/revistas/Araucaria/A%C3%B1o%2017%20%20N%C2%BA%2033%20%202015/Biotecnologia%20moderna.pdf. Acesso em: 23 out.2016.
Considerando as informações do texto e seus estudos do capítulo - Biotecnologia moderna: técnicas, analise as frases abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta.
I) Primer é um fragmento de DNA que deixa exposta sua própria extremidade 3’ a partir da qual a DNA polimerase agrega os nucleotídeos como faz durante a replicação do DNA.
II) Códon é uma sequência de bases nitrogenadas que pode codificar um aminoácido.
III) A estrutura do DNA (que é uma dupla hélice) é mantida por ligações não covalentes entre as bases nitrogenadas (pontes de hidrogênio) sendo possível separar suas duas cadeias por meio do calor e de outros tratamentos com o pH alcalino. Este processo é denominado desnaturação do DNA.
IV) Para que ocorra o reconhecimento das sequências de DNA, os segmentos são fragmentados graças à ação de enzimas denominadas endonucleases. O desenvolvimento desta enzima favoreceu o desenvolvimento da técnica do DNA recombinante, em que se reconhece as sequências específicas dos nucleotídeos. O nome endonuclease de restrição é originado da Escherichia coli.
Está(ão) CORRETA(S) a(s) afirmação(ões) contida(s) em:
vacina BCG recombinante: evitam à infecção pelo vírus HPV e as doenças associadas ao patógeno; terapêuticas: induzem a regressão das lesões pré-cancerosas.
profiláticas: evitam à infecção pelo vírus HPV e as doenças associadas ao patógeno; vacina BCG recombinante: induzem a regressão das lesões pré-cancerosas.
profiláticas: evitam à infecção pelo vírus HPV e as doenças associadas ao patógeno; terapêuticas: induzem a regressão das lesões pré-cancerosas.
terapêuticas: evitam à infecção pelo vírus HPV e as doenças associadas ao patógeno; profiláticas: induzem a regressão das lesões pré-cancerosas.
profiláticas: evitam à infecção pelo vírus HPV e as doenças associadas ao patógeno; terapêuticas: induzem a regressão das lesões pré-cancerosas por meio de uma cultura de bactérias.
Nitrogênio
O nitrogênio é um elemento químico de número atômico (Z) 7 (sete), massa molar 14,0067 g/mol e pontos de fusão e ebulição respectivamente iguais a -209,9 ºC e - 195,8 ºC. Esse elemento é o mais abundante no ar atmosférico, compondo cerca de 78% de seu volume em massa. Cerca de 20% do ar é constituído de gás oxigênio e 1% de outros gases, tais como argônio, gás carbônico e vapor de água. As moléculas de gás nitrogênio presentes no ar são formadas cada uma por dois átomos de nitrogênio unidos por uma ligação tripla, uma ligação química muito forte, na qual se compartilham três pares de elétrons (N2 → N ≡ N).
Fonte: Disponível em: http://alunosonline.uol.com.br/quimica/nitrogenio.html. Acesso em: 20 out.2016.
Considerando o texto acima, analise as frases abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta.
I) O nitrogênio é um elemento fundamental na composição das biomoléculas, sendo um componente da estrutura de ácidos nucleicos, aminoácidos, proteínas. Esta característica torna-o vital à sobrevivência e crescimento dos organismos, com destaque para as plantas.
II) Nas raízes de plantas da família das leguminosas (como a soja e o feijão) encontram-se associadas bactérias diazotróficas, principalmente do gênero Rhizobium, relação que pode ser definida como um tipo de simbiose, já que a relação é benéfica tanto para a planta quanto para a bactéria.
III)A fixação biológica de nitrogênio (FBN) é o processo pelo qual este elemento químico é captado da atmosfera, onde se encontra em sua forma molecular relativamente inerte, e é convertido em compostos nitrogenados (como amônio ou nitrato) usados em diversos processos químico-biológicos do solo, especialmente importantes para a nutrição de plantas.
Está(ão) CORRETA(S) a(s) afirmação(ões) contida(s) em:
II e III, apenas.
I, apenas.
I, II e III.
I e III, apenas.
I e II, apenas.
Leia o texto abaixo.
Efeito da acidificação, fermentação e adição de cálcio na qualidade de couve-flor (Brassica oleraceae L.) processada pelo calor
A maioria das hortaliças é classificada entre os alimentos considerados de baixa acidez, ou seja, os que apresentam pH acima de 4,6 (FOOD AND DRUG ADMINISTRATION, 1976). Estes alimentos, quando não submetidos a uma esterilização comercial adequada (temperaturas acima de 100°C), estão sujeitos ao desenvolvimento do Clostridium botulinum, bactéria anaeróbica esporulada capaz de produzir uma neurotoxina altamente perigosa para o homem. Nos Estados Unidos da América, os casos de botulismo decorrem, na maioria das vezes da ingestão de conservas caseiras, nas quais foi produzida a potente neurotoxina do Clostridium botulinum (FRAZIER, 1967; AYRES, 1975). No Brasil, a ocorrência de botulismo tem sido raramente relatada. Esta constatação, sem dúvida nenhuma, reflete muito mais uma conseqüência da falta de divulgação de estatística a respeito do fato do que propriamente da ausência do problema no país. GRANER (1976) chamou a atenção para o perigo representado pela elaboração inadequada de conservas caseiras, uma vez que, em nosso meio, podem ser encontradas em livros, revistas e jornais, receitas que não levam em consideração a classificação dos alimentos quanto ao seu pH e que recomendam um processamento térmico à cerca de 100° C para alimentos de baixa acidez, sem uma prévia acidificação. Pelo que foi exposto, certos cuidados são de grande importância na elaboração de conservas, no sentido de ser impedida a formação nestas, da toxina botulínica. Assim, quando se trata da conservação de alimentos pelo calor (apertização), a acidez do produto a ser processado termicamente é fator determinante do tipo de tratamento a ser empregado: temperaturas próximas de 100°C (banho-maria), para alimentos ácidos (pH até 4,6), e temperaturas acima de 100°C (autoclaves), para alimentos pouco ácidos (pH maior que 4,6). Neste caso, como alternativa, a esterilização pode ser feita em banho-maria, desde que o pH do produto seja reduzido pelo emprego de acidulantes permitidos em alimentos, como é feito, por exemplo, no processamento do palmito (NOGUEIRA, 1979).
As hortaliças têm sido comumente processadas empregando-se métodos que requerem grandes gastos de energia, como o congelamento e o processamento térmico em autoclaves (FERMENTATION, 1980). Considerando o alto custo da energia e dos equipamentos, KOSUP; SISTRUNK (1982) sugeriram que estudos devem ser desenvolvidos no sentido de se encontrar métodos alternativos que reduzam os custos e mantenham a qualidade desses produtos após o processamento. Segundo SUFRAN et al. (1966), KARMAS (1975) e FLEMING; McFEETERS (1981), a fermentação e a acidificação parecem ser os métodos indicados para se atingir aqueles objetivos. A fermentação tem sido também utilizada para melhorar certos atributos de qualidade, como o sabor e a textura (KOTZEKIDOU; ROUKAS, 1987).
Muitas hortaliças não podem ser processadas termicamente, devido à perda exagerada de textura após a esterilização. Segundo VAN BUREN (1979), a textura é uma importante caraterística dos alimentos e o controle ou melhoria deste atributo constitui um dos principais objetivos da moderna tecnologia de alimentos. A utilização de cálcio tem sido relatada como um importante método para manter a textura de vegetais, durante o processamento (VAN BUREN, 1968 e 1979). A ação deste composto está relacionada à sua interação com a pectina dos vegetais, dando formação ao pectato de cálcio que é estável ao calor.
Fonte: Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-90161993000100018&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 16 out.2016.
Após a analise do texto acima, verifique a veracidade das afirmações a seguir e, assinale a alternativa CORRETA.
I) A maioria das hortaliças é classificada entre os alimentos considerados de alta acidez, ou seja, os que apresentam pH acima de 4,6.
II) Quando não submetidos a uma esterilização comercial adequada (temperaturas acima de 100°C), os alimentos estão sujeitos ao desenvolvimento do Clostridium botulinum, bactéria aeróbica esporulada capaz de produzir uma neurotoxina altamente perigosa para o homem.
III) A fermentação láctica tem como produto final o ácido lático, geralmente produzido a partir da lactose do leite, sendo causada por bactérias conhecidas como lactobacilos, utilizadas na produção de queijos, iogurte e coalhado.
IV) A fabricação de produtos, como pão e cerveja, é realizada a partir de alguns fungos (leveduras), denominados como anaeróbicos facultativos, que possuem a capacidade de realizar este processo. O álcool é um produto deste método, que por isso é chamado de fermentação alcoólica.
Todas as afirmações estão corretas.
Somente as afirmações II e III estão corretas.
Somente as afirmações I, III e IV estão corretas.
Somente as afirmações III e IV estão corretas.
Somente as afirmações II, III e IV estão corretas.
Leia atentamente o texto abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta.
Biodiesel
O biodiesel é um combustível renovável, pois é produzido a partir de fontes vegetais (soja, mamona, dendê, girassol, entre outros), misturado com etanol (proveniente da cana-de-açúcar) ou metanol (pode ser obtido a partir da biomassa de madeiras). Ou seja, um combustível totalmente limpo, orgânico e renovável. A tecnologia de fabricação do biodiesel está em desenvolvimento avançado no Brasil. A Petrobrás possui esta tecnologia e o combustível orgânico já está sendo utilizado em alguns veículos em nosso país. Acredita-se que, para o futuro, este combustível possa, aos poucos, substituir nos veículos os combustíveis fósseis. Será um grande avanço em busca da diminuição da poluição do ar!
Fonte: Disponível em: http://www.suapesquisa.com/ecologiasaude/biodiesel.htm. Acesso em: 09 out.2016.
Considerando as informações do texto acima e seus estudos de Biotecnologia clássica, pergunta-se: é o processo mais utilizado atualmente para a produção de biodiesel. Consiste numa reação química dos óleos vegetais ou gorduras animais com o álcool comum (etanol) ou o metanol, estimulada por um catalisador, da qual também se extrai a glicerina, produto com aplicações diversas na indústria química?
Transesterificação.
Dissolução fracionada.
Fermentação alcoólica.
Saponificação.
Hibridação.
O que é Biotecnologia?
Biotecnologia é o conjunto de conhecimentos que permite a utilização de agentes biológicos (organismos, células, organelas, moléculas) para obter bens ou assegurar serviços.Assim, é Biotecnologia o conjunto de técnicas que permite à indústria farmacêutica cultivar microrganismos para produzir os antibióticos que serão comprados na farmácia. Como é Biotecnologia o saber que permite cultivar células de morango para a obtenção de mudas comerciais. E também é Biotecnologia o processo que permite o tratamento de despejos sanitários pela ação de microrganismos em fossas sépticas.
A Biotecnologia abrange diferentes áreas do conhecimento que incluem a Ciência básica (Biologia Molecular, Microbiologia, Biologia celular, Genética, Genômica, Embriologia etc.), a Ciência aplicada (Técnicas imunológicas, químicas e bioquímicas) e outras Tecnologias (Informática, Robótica e Controle de processos). A Engenharia genética ocupa um lugar de destaque como tecnologia inovadora, seja porque permite substituir métodos tradicionais de produção (Hormônio de crescimento, insulina), seja porque permite obter produtos inteiramente novos (organismos transgênicos). A Biotecnologia transforma nossa vida cotidiana. O seu impacto atinge vários setores produtivos, oferecendo novas oportunidades de emprego e inversões. Hoje, contamos com plantas resistentes a doenças, plásticos biodegradáveis, detergentes mais eficientes, biocombustíveis, processos industriais e agrícolas menos poluentes, métodos de biorremediação do meio ambiente e centenas de testes diagnósticos e novos medicamentos.
Fonte: Disponível em: http://www.ort.org.br/biotecnologia/. Acesso em: 13 out.2016.
Considerando as informações do texto acima e as aplicações das técnicas de Biotecnologia clássica, relacione as Colunas I e II.
Coluna I Coluna II
A) Processos fermentativos ( ) Produção de vacinas, soros e biofármacos.
B) Fixação biológica de nitrogênio ( ) Antibióticos, alimentos e bebidas.
C) Extração biológica ( ) Produção de mudas e melhoramento vegetal.
D) Cultura de tecidos ( ) Soja e feijão.
A correlação CORRETA entre as duas colunas está indicada (de cima para baixo) em:
C, A, D e B.
B, D, A e C.
A, C, D e B.
C, D, B e A.
C, A, B e D.
Leia o texto a seguir.
A utilização da biotecnologia moderna tem aplicação louvável quando utilizada para incentivar as sustentabilidades ambiental, social e econômica, a qual é importante desde que não ultrapasse os limites das possibilidades de exercício da dignidade humana e o ciclo natural das espécies. Em verdade, os experimentos genéticos têm fundamental importância para a composição, não somente de uma vida digna, mas também da preservação de um sistema ecológico, social e econômico no qual o homem esteja inserido de forma sustentável. A utilização das biotécnicas exige uma atuação complexa, que concilie as biotecnologias e o desenvolvimento sustentável. Decerto, há diversos usos desta técnica que auxiliam na aplicação do desenvolvimento sustentável: geração de energia; prevenção da poluição ambiental; biorremediação; e promoção do direito à alimentação, principal argumento a favor da sua implementação.
Fonte:http://institucional.us.es/revistas/Araucaria/A%C3%B1o%2017%20%20N%C2%BA%2033%20%202015/Biotecnologia%20moderna.pdf. Acesso em: 23 out.2016.
Considerando as informações do texto e seus estudos do capítulo - Biotecnologia moderna: técnicas, analise as frases abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta.
I) Primer é um fragmento de DNA que deixa exposta sua própria extremidade 3’ a partir da qual a DNA polimerase agrega os nucleotídeos como faz durante a replicação do DNA.
II) Códon é uma sequência de bases nitrogenadas que pode codificar um aminoácido.
III) A estrutura do DNA (que é uma dupla hélice) é mantida por ligações não covalentes entre as bases nitrogenadas (pontes de hidrogênio) sendo possível separar suas duas cadeias por meio do calor e de outros tratamentos com o pH alcalino. Este processo é denominado desnaturação do DNA.
IV) Para que ocorra o reconhecimento das sequências de DNA, os segmentos são fragmentados graças à ação de enzimas denominadas endonucleases. O desenvolvimento desta enzima favoreceu o desenvolvimento da técnica do DNA recombinante, em que se reconhece as sequências específicas dos nucleotídeos. O nome endonuclease de restrição é originado da Escherichia coli.
Está(ão) CORRETA(S) a(s) afirmação(ões) contida(s) em:
II e III, apenas.
I, apenas.
I, II e III.
I e III, apenas.
I e II, apenas.
Leia o texto abaixo.
Efeito da acidificação, fermentação e adição de cálcio na qualidade de couve-flor (Brassica oleraceae L.) processada pelo calor
A maioria das hortaliças é classificada entre os alimentos considerados de baixa acidez, ou seja, os que apresentam pH acima de 4,6 (FOOD AND DRUG ADMINISTRATION, 1976). Estes alimentos, quando não submetidos a uma esterilização comercial adequada (temperaturas acima de 100°C), estão sujeitos ao desenvolvimento do Clostridium botulinum, bactéria anaeróbica esporulada capaz de produzir uma neurotoxina altamente perigosa para o homem. Nos Estados Unidos da América, os casos de botulismo decorrem, na maioria das vezes da ingestão de conservas caseiras, nas quais foi produzida a potente neurotoxina do Clostridium botulinum (FRAZIER, 1967; AYRES, 1975). No Brasil, a ocorrência de botulismo tem sido raramente relatada. Esta constatação, sem dúvida nenhuma, reflete muito mais uma conseqüência da falta de divulgação de estatística a respeito do fato do que propriamente da ausência do problema no país. GRANER (1976) chamou a atenção para o perigo representado pela elaboração inadequada de conservas caseiras, uma vez que, em nosso meio, podem ser encontradas em livros, revistas e jornais, receitas que não levam em consideração a classificação dos alimentos quanto ao seu pH e que recomendam um processamento térmico à cerca de 100° C para alimentos de baixa acidez, sem uma prévia acidificação. Pelo que foi exposto, certos cuidados são de grande importância na elaboração de conservas, no sentido de ser impedida a formação nestas, da toxina botulínica. Assim, quando se trata da conservação de alimentos pelo calor (apertização), a acidez do produto a ser processado termicamente é fator determinante do tipo de tratamento a ser empregado: temperaturas próximas de 100°C (banho-maria), para alimentos ácidos (pH até 4,6), e temperaturas acima de 100°C (autoclaves), para alimentos pouco ácidos (pH maior que 4,6). Neste caso, como alternativa, a esterilização pode ser feita em banho-maria, desde que o pH do produto seja reduzido pelo emprego de acidulantes permitidos em alimentos, como é feito, por exemplo, no processamento do palmito (NOGUEIRA, 1979).
As hortaliças têm sido comumente processadas empregando-se métodos que requerem grandes gastos de energia, como o congelamento e o processamento térmico em autoclaves (FERMENTATION, 1980). Considerando o alto custo da energia e dos equipamentos, KOSUP; SISTRUNK (1982) sugeriram que estudos devem ser desenvolvidos no sentido de se encontrar métodos alternativos que reduzam os custos e mantenham a qualidade desses produtos após o processamento. Segundo SUFRAN et al. (1966), KARMAS (1975) e FLEMING; McFEETERS (1981), a fermentação e a acidificação parecem ser os métodos indicados para se atingir aqueles objetivos. A fermentação tem sido também utilizada para melhorar certos atributos de qualidade, como o sabor e a textura (KOTZEKIDOU; ROUKAS, 1987).
Muitas hortaliças não podem ser processadas termicamente, devido à perda exagerada de textura após a esterilização. Segundo VAN BUREN (1979), a textura é uma importante caraterística dos alimentos e o controle ou melhoria deste atributo constitui um dos principais objetivos da moderna tecnologia de alimentos. A utilização de cálcio tem sido relatada como um importante método para manter a textura de vegetais, durante o processamento (VAN BUREN, 1968 e 1979). A ação deste composto está relacionada à sua interação com a pectina dos vegetais, dando formação ao pectato de cálcio que é estável ao calor.
Fonte: Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-90161993000100018&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 16 out.2016.
Após a analise do texto acima, verifique a veracidade das afirmações a seguir e, assinale a alternativa CORRETA.
I) A maioria das hortaliças é classificada entre os alimentos considerados de alta acidez, ou seja, os que apresentam pH acima de 4,6.
II) Quando não submetidos a uma esterilização comercial adequada (temperaturas acima de 100°C), os alimentos estão sujeitos ao desenvolvimento do Clostridium botulinum, bactéria aeróbica esporulada capaz de produzir uma neurotoxina altamente perigosa para o homem.
III) A fermentação láctica tem como produto final o ácido lático, geralmente produzido a partir da lactose do leite, sendo causada por bactérias conhecidas como lactobacilos, utilizadas na produção de queijos, iogurte e coalhado.
IV) A fabricação de produtos, como pão e cerveja, é realizada a partir de alguns fungos (leveduras), denominados como anaeróbicos facultativos, que possuem a capacidade de realizar este processo. O álcool é um produto deste método, que por isso é chamado de fermentação alcoólica.
Todas as afirmações estão corretas.
Somente as afirmações II e III estão corretas.
Somente as afirmações I, III e IV estão corretas.
Somente as afirmações III e IV estão corretas.
Somente as afirmações II, III e IV estão corretas.
Leia atentamente o texto abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta.
Biodiesel
O biodiesel é um combustível renovável, pois é produzido a partir de fontes vegetais (soja, mamona, dendê, girassol, entre outros), misturado com etanol (proveniente da cana-de-açúcar) ou metanol (pode ser obtido a partir da biomassa de madeiras). Ou seja, um combustível totalmente limpo, orgânico e renovável. A tecnologia de fabricação do biodiesel está em desenvolvimento avançado no Brasil. A Petrobrás possui esta tecnologia e o combustível orgânico já está sendo utilizado em alguns veículos em nosso país. Acredita-se que, para o futuro, este combustível possa, aos poucos, substituir nos veículos os combustíveis fósseis. Será um grande avanço em busca da diminuição da poluição do ar!
Fonte: Disponível em: http://www.suapesquisa.com/ecologiasaude/biodiesel.htm. Acesso em: 09 out.2016.
Considerando as informações do texto acima e seus estudos de Biotecnologia clássica, pergunta-se: é o processo mais utilizado atualmente para a produção de biodiesel. Consiste numa reação química dos óleos vegetais ou gorduras animais com o álcool comum (etanol) ou o metanol, estimulada por um catalisador, da qual também se extrai a glicerina, produto com aplicações diversas na indústria química?
Transesterificação.
Dissolução fracionada.
Fermentação alcoólica.
Saponificação.
Hibridação.
O que é Biotecnologia?
Biotecnologia é o conjunto de conhecimentos que permite a utilização de agentes biológicos (organismos, células, organelas, moléculas) para obter bens ou assegurar serviços.Assim, é Biotecnologia o conjunto de técnicas que permite à indústria farmacêutica cultivar microrganismos para produzir os antibióticos que serão comprados na farmácia. Como é Biotecnologia o saber que permite cultivar células de morango para a obtenção de mudas comerciais. E também é Biotecnologia o processo que permite o tratamento de despejos sanitários pela ação de microrganismos em fossas sépticas.
A Biotecnologia abrange diferentes áreas do conhecimento que incluem a Ciência básica (Biologia Molecular, Microbiologia, Biologia celular, Genética, Genômica, Embriologia etc.), a Ciência aplicada (Técnicas imunológicas, químicas e bioquímicas) e outras Tecnologias (Informática, Robótica e Controle de processos). A Engenharia genética ocupa um lugar de destaque como tecnologia inovadora, seja porque permite substituir métodos tradicionais de produção (Hormônio de crescimento, insulina), seja porque permite obter produtos inteiramente novos (organismos transgênicos). A Biotecnologia transforma nossa vida cotidiana. O seu impacto atinge vários setores produtivos, oferecendo novas oportunidades de emprego e inversões. Hoje, contamos com plantas resistentes a doenças, plásticos biodegradáveis, detergentes mais eficientes, biocombustíveis, processos industriais e agrícolas menos poluentes, métodos de biorremediação do meio ambiente e centenas de testes diagnósticos e novos medicamentos.
Fonte: Disponível em: http://www.ort.org.br/biotecnologia/. Acesso em: 13 out.2016.
Considerando as informações do texto acima e as aplicações das técnicas de Biotecnologia clássica, relacione as Colunas I e II.
Coluna I Coluna II
A) Processos fermentativos ( ) Produção de vacinas, soros e biofármacos.
B) Fixação biológica de nitrogênio ( ) Antibióticos, alimentos e bebidas.
C) Extração biológica ( ) Produção de mudas e melhoramento vegetal.
D) Cultura de tecidos ( ) Soja e feijão.
A correlação CORRETA entre as duas colunas está indicada (de cima para baixo) em:
C, A, D e B.
B, D, A e C.
A, C, D e B.
C, D, B e A.
C, A, B e D.
Leia o texto a seguir.
A utilização da biotecnologia moderna tem aplicação louvável quando utilizada para incentivar as sustentabilidades ambiental, social e econômica, a qual é importante desde que não ultrapasse os limites das possibilidades de exercício da dignidade humana e o ciclo natural das espécies. Em verdade, os experimentos genéticos têm fundamental importância para a composição, não somente de uma vida digna, mas também da preservação de um sistema ecológico, social e econômico no qual o homem esteja inserido de forma sustentável. A utilização das biotécnicas exige uma atuação complexa, que concilie as biotecnologias e o desenvolvimento sustentável. Decerto, há diversos usos desta técnica que auxiliam na aplicação do desenvolvimento sustentável: geração de energia; prevenção da poluição ambiental; biorremediação; e promoção do direito à alimentação, principal argumento a favor da sua implementação.
Fonte:http://institucional.us.es/revistas/Araucaria/A%C3%B1o%2017%20%20N%C2%BA%2033%20%202015/Biotecnologia%20moderna.pdf. Acesso em: 23 out.2016.
Considerando as informações do texto e seus estudos do capítulo - Biotecnologia moderna: técnicas, analise as frases abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta.
I) Primer é um fragmento de DNA que deixa exposta sua própria extremidade 3’ a partir da qual a DNA polimerase agrega os nucleotídeos como faz durante a replicação do DNA.
II) Códon é uma sequência de bases nitrogenadas que pode codificar um aminoácido.
III) A estrutura do DNA (que é uma dupla hélice) é mantida por ligações não covalentes entre as bases nitrogenadas (pontes de hidrogênio) sendo possível separar suas duas cadeias por meio do calor e de outros tratamentos com o pH alcalino. Este processo é denominado desnaturação do DNA.
IV) Para que ocorra o reconhecimento das sequências de DNA, os segmentos são fragmentados graças à ação de enzimas denominadas endonucleases. O desenvolvimento desta enzima favoreceu o desenvolvimento da técnica do DNA recombinante, em que se reconhece as sequências específicas dos nucleotídeos. O nome endonuclease de restrição é originado da Escherichia coli.
Está(ão) CORRETA(S) a(s) afirmação(ões) contida(s) em:
Todas as afirmações estão corretas.
Somente as afirmações II e III estão corretas.
Somente as afirmações I, III e IV estão corretas.
Somente as afirmações III e IV estão corretas.
Somente as afirmações II, III e IV estão corretas.
Leia atentamente o texto abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta.
Biodiesel
O biodiesel é um combustível renovável, pois é produzido a partir de fontes vegetais (soja, mamona, dendê, girassol, entre outros), misturado com etanol (proveniente da cana-de-açúcar) ou metanol (pode ser obtido a partir da biomassa de madeiras). Ou seja, um combustível totalmente limpo, orgânico e renovável. A tecnologia de fabricação do biodiesel está em desenvolvimento avançado no Brasil. A Petrobrás possui esta tecnologia e o combustível orgânico já está sendo utilizado em alguns veículos em nosso país. Acredita-se que, para o futuro, este combustível possa, aos poucos, substituir nos veículos os combustíveis fósseis. Será um grande avanço em busca da diminuição da poluição do ar!
Fonte: Disponível em: http://www.suapesquisa.com/ecologiasaude/biodiesel.htm. Acesso em: 09 out.2016.
Considerando as informações do texto acima e seus estudos de Biotecnologia clássica, pergunta-se: é o processo mais utilizado atualmente para a produção de biodiesel. Consiste numa reação química dos óleos vegetais ou gorduras animais com o álcool comum (etanol) ou o metanol, estimulada por um catalisador, da qual também se extrai a glicerina, produto com aplicações diversas na indústria química?
Transesterificação.
Dissolução fracionada.
Fermentação alcoólica.
Saponificação.
Hibridação.
O que é Biotecnologia?
Biotecnologia é o conjunto de conhecimentos que permite a utilização de agentes biológicos (organismos, células, organelas, moléculas) para obter bens ou assegurar serviços.Assim, é Biotecnologia o conjunto de técnicas que permite à indústria farmacêutica cultivar microrganismos para produzir os antibióticos que serão comprados na farmácia. Como é Biotecnologia o saber que permite cultivar células de morango para a obtenção de mudas comerciais. E também é Biotecnologia o processo que permite o tratamento de despejos sanitários pela ação de microrganismos em fossas sépticas.
A Biotecnologia abrange diferentes áreas do conhecimento que incluem a Ciência básica (Biologia Molecular, Microbiologia, Biologia celular, Genética, Genômica, Embriologia etc.), a Ciência aplicada (Técnicas imunológicas, químicas e bioquímicas) e outras Tecnologias (Informática, Robótica e Controle de processos). A Engenharia genética ocupa um lugar de destaque como tecnologia inovadora, seja porque permite substituir métodos tradicionais de produção (Hormônio de crescimento, insulina), seja porque permite obter produtos inteiramente novos (organismos transgênicos). A Biotecnologia transforma nossa vida cotidiana. O seu impacto atinge vários setores produtivos, oferecendo novas oportunidades de emprego e inversões. Hoje, contamos com plantas resistentes a doenças, plásticos biodegradáveis, detergentes mais eficientes, biocombustíveis, processos industriais e agrícolas menos poluentes, métodos de biorremediação do meio ambiente e centenas de testes diagnósticos e novos medicamentos.
Fonte: Disponível em: http://www.ort.org.br/biotecnologia/. Acesso em: 13 out.2016.
Considerando as informações do texto acima e as aplicações das técnicas de Biotecnologia clássica, relacione as Colunas I e II.
Coluna I Coluna II
A) Processos fermentativos ( ) Produção de vacinas, soros e biofármacos.
B) Fixação biológica de nitrogênio ( ) Antibióticos, alimentos e bebidas.
C) Extração biológica ( ) Produção de mudas e melhoramento vegetal.
D) Cultura de tecidos ( ) Soja e feijão.
A correlação CORRETA entre as duas colunas está indicada (de cima para baixo) em:
C, A, D e B.
B, D, A e C.
A, C, D e B.
C, D, B e A.
C, A, B e D.
Leia o texto a seguir.
A utilização da biotecnologia moderna tem aplicação louvável quando utilizada para incentivar as sustentabilidades ambiental, social e econômica, a qual é importante desde que não ultrapasse os limites das possibilidades de exercício da dignidade humana e o ciclo natural das espécies. Em verdade, os experimentos genéticos têm fundamental importância para a composição, não somente de uma vida digna, mas também da preservação de um sistema ecológico, social e econômico no qual o homem esteja inserido de forma sustentável. A utilização das biotécnicas exige uma atuação complexa, que concilie as biotecnologias e o desenvolvimento sustentável. Decerto, há diversos usos desta técnica que auxiliam na aplicação do desenvolvimento sustentável: geração de energia; prevenção da poluição ambiental; biorremediação; e promoção do direito à alimentação, principal argumento a favor da sua implementação.
Fonte:http://institucional.us.es/revistas/Araucaria/A%C3%B1o%2017%20%20N%C2%BA%2033%20%202015/Biotecnologia%20moderna.pdf. Acesso em: 23 out.2016.
Considerando as informações do texto e seus estudos do capítulo - Biotecnologia moderna: técnicas, analise as frases abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta.
I) Primer é um fragmento de DNA que deixa exposta sua própria extremidade 3’ a partir da qual a DNA polimerase agrega os nucleotídeos como faz durante a replicação do DNA.
II) Códon é uma sequência de bases nitrogenadas que pode codificar um aminoácido.
III) A estrutura do DNA (que é uma dupla hélice) é mantida por ligações não covalentes entre as bases nitrogenadas (pontes de hidrogênio) sendo possível separar suas duas cadeias por meio do calor e de outros tratamentos com o pH alcalino. Este processo é denominado desnaturação do DNA.
IV) Para que ocorra o reconhecimento das sequências de DNA, os segmentos são fragmentados graças à ação de enzimas denominadas endonucleases. O desenvolvimento desta enzima favoreceu o desenvolvimento da técnica do DNA recombinante, em que se reconhece as sequências específicas dos nucleotídeos. O nome endonuclease de restrição é originado da Escherichia coli.
Está(ão) CORRETA(S) a(s) afirmação(ões) contida(s) em:
Transesterificação.
Dissolução fracionada.
Fermentação alcoólica.
Saponificação.
Hibridação.
O que é Biotecnologia?
Biotecnologia é o conjunto de conhecimentos que permite a utilização de agentes biológicos (organismos, células, organelas, moléculas) para obter bens ou assegurar serviços.Assim, é Biotecnologia o conjunto de técnicas que permite à indústria farmacêutica cultivar microrganismos para produzir os antibióticos que serão comprados na farmácia. Como é Biotecnologia o saber que permite cultivar células de morango para a obtenção de mudas comerciais. E também é Biotecnologia o processo que permite o tratamento de despejos sanitários pela ação de microrganismos em fossas sépticas.
A Biotecnologia abrange diferentes áreas do conhecimento que incluem a Ciência básica (Biologia Molecular, Microbiologia, Biologia celular, Genética, Genômica, Embriologia etc.), a Ciência aplicada (Técnicas imunológicas, químicas e bioquímicas) e outras Tecnologias (Informática, Robótica e Controle de processos). A Engenharia genética ocupa um lugar de destaque como tecnologia inovadora, seja porque permite substituir métodos tradicionais de produção (Hormônio de crescimento, insulina), seja porque permite obter produtos inteiramente novos (organismos transgênicos). A Biotecnologia transforma nossa vida cotidiana. O seu impacto atinge vários setores produtivos, oferecendo novas oportunidades de emprego e inversões. Hoje, contamos com plantas resistentes a doenças, plásticos biodegradáveis, detergentes mais eficientes, biocombustíveis, processos industriais e agrícolas menos poluentes, métodos de biorremediação do meio ambiente e centenas de testes diagnósticos e novos medicamentos.
Fonte: Disponível em: http://www.ort.org.br/biotecnologia/. Acesso em: 13 out.2016.
Considerando as informações do texto acima e as aplicações das técnicas de Biotecnologia clássica, relacione as Colunas I e II.
Coluna I Coluna II
A) Processos fermentativos ( ) Produção de vacinas, soros e biofármacos.
B) Fixação biológica de nitrogênio ( ) Antibióticos, alimentos e bebidas.
C) Extração biológica ( ) Produção de mudas e melhoramento vegetal.
D) Cultura de tecidos ( ) Soja e feijão.
A correlação CORRETA entre as duas colunas está indicada (de cima para baixo) em:
C, A, D e B.
B, D, A e C.
A, C, D e B.
C, D, B e A.
C, A, B e D.
Leia o texto a seguir.
A utilização da biotecnologia moderna tem aplicação louvável quando utilizada para incentivar as sustentabilidades ambiental, social e econômica, a qual é importante desde que não ultrapasse os limites das possibilidades de exercício da dignidade humana e o ciclo natural das espécies. Em verdade, os experimentos genéticos têm fundamental importância para a composição, não somente de uma vida digna, mas também da preservação de um sistema ecológico, social e econômico no qual o homem esteja inserido de forma sustentável. A utilização das biotécnicas exige uma atuação complexa, que concilie as biotecnologias e o desenvolvimento sustentável. Decerto, há diversos usos desta técnica que auxiliam na aplicação do desenvolvimento sustentável: geração de energia; prevenção da poluição ambiental; biorremediação; e promoção do direito à alimentação, principal argumento a favor da sua implementação.
Fonte:http://institucional.us.es/revistas/Araucaria/A%C3%B1o%2017%20%20N%C2%BA%2033%20%202015/Biotecnologia%20moderna.pdf. Acesso em: 23 out.2016.
Considerando as informações do texto e seus estudos do capítulo - Biotecnologia moderna: técnicas, analise as frases abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta.
I) Primer é um fragmento de DNA que deixa exposta sua própria extremidade 3’ a partir da qual a DNA polimerase agrega os nucleotídeos como faz durante a replicação do DNA.
II) Códon é uma sequência de bases nitrogenadas que pode codificar um aminoácido.
III) A estrutura do DNA (que é uma dupla hélice) é mantida por ligações não covalentes entre as bases nitrogenadas (pontes de hidrogênio) sendo possível separar suas duas cadeias por meio do calor e de outros tratamentos com o pH alcalino. Este processo é denominado desnaturação do DNA.
IV) Para que ocorra o reconhecimento das sequências de DNA, os segmentos são fragmentados graças à ação de enzimas denominadas endonucleases. O desenvolvimento desta enzima favoreceu o desenvolvimento da técnica do DNA recombinante, em que se reconhece as sequências específicas dos nucleotídeos. O nome endonuclease de restrição é originado da Escherichia coli.
Está(ão) CORRETA(S) a(s) afirmação(ões) contida(s) em:
Assim, é Biotecnologia o conjunto de técnicas que permite à indústria farmacêutica cultivar microrganismos para produzir os antibióticos que serão comprados na farmácia. Como é Biotecnologia o saber que permite cultivar células de morango para a obtenção de mudas comerciais. E também é Biotecnologia o processo que permite o tratamento de despejos sanitários pela ação de microrganismos em fossas sépticas.
A Biotecnologia abrange diferentes áreas do conhecimento que incluem a Ciência básica (Biologia Molecular, Microbiologia, Biologia celular, Genética, Genômica, Embriologia etc.), a Ciência aplicada (Técnicas imunológicas, químicas e bioquímicas) e outras Tecnologias (Informática, Robótica e Controle de processos). A Engenharia genética ocupa um lugar de destaque como tecnologia inovadora, seja porque permite substituir métodos tradicionais de produção (Hormônio de crescimento, insulina), seja porque permite obter produtos inteiramente novos (organismos transgênicos). A Biotecnologia transforma nossa vida cotidiana. O seu impacto atinge vários setores produtivos, oferecendo novas oportunidades de emprego e inversões. Hoje, contamos com plantas resistentes a doenças, plásticos biodegradáveis, detergentes mais eficientes, biocombustíveis, processos industriais e agrícolas menos poluentes, métodos de biorremediação do meio ambiente e centenas de testes diagnósticos e novos medicamentos.
Fonte: Disponível em: http://www.ort.org.br/biotecnologia/. Acesso em: 13 out.2016.
Considerando as informações do texto acima e as aplicações das técnicas de Biotecnologia clássica, relacione as Colunas I e II.
Coluna I Coluna II
A) Processos fermentativos ( ) Produção de vacinas, soros e biofármacos.
B) Fixação biológica de nitrogênio ( ) Antibióticos, alimentos e bebidas.
C) Extração biológica ( ) Produção de mudas e melhoramento vegetal.
D) Cultura de tecidos ( ) Soja e feijão.
A correlação CORRETA entre as duas colunas está indicada (de cima para baixo) em:
C, A, D e B.
B, D, A e C.
A, C, D e B.
C, D, B e A.
C, A, B e D.